terça-feira, 22 de março de 2011

Conjuntivite

Uma epidemia de conjuntivite que está chegando em algumas regiões do 
sul e sudeste do país, está fazendo com que muitas pessoas busquem informações sobre o assunto:
A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, que é a membrana que reveste o “branco” do olho, podendo causar alterações na córnea e nas pálpebras.

Principais Sintomas
 
Olhos vermelhos,
Secreção (o tipo depende da causa),
Lacrimejamento,
Pálpebras inchadas,
Sensação de corpo estranho nos olhos.
Embora as conjuntivites possam ser de causa alérgica, viral, bacteriana ou por irritação química, somente as infecciosas (virais e bacterianas) é que são contagiosas. As virais são as que mais freqüentemente são causas de epidemias.
Para combater uma epidemia é importante que as pessoas com conjuntivite, bem como as que não apresentam a infecção, tenham algumas informações que são úteis para a sua proteção e para evitar o contágio.

Como Evitar 

Por tratar-se de uma doença em que o contagio acontece pelo contato físico do olho com as mãos, objetos, piscinas ou toalhas contaminadas, devemos evitar:
 
Banho em piscinas públicas,
Usar toalhas que não sejam de uso exclusivo,
Contato com indivíduos contaminados.
A falta de cuidado pode fazer com que um aperto de mão possa se transformar em uma conjuntivite.
Todos estes cuidados devem ser verificados por pelo menos 15 dias desde o início dos sintomas nos indivíduos contaminados, já que durante este período as pessoas com conjuntivite podem ainda apresentar contágio, evitando repassá-la para outras pessoas.
Os sintomas destas conjuntivites virais são mais acentuados na primeira semana e podem durar até 4 semanas. Devido à facilidade de contágio, é comum o comprometimento dos dois olhos.
O acompanhamento do oftalmologista é importante para o diagnóstico do tipo de conjuntivite e para o adequado tratamento.

Autores Convidados:
Dra. Letícia Procianoy
Dr. Fernando Procianoy
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?93

Nenhum comentário:

Postar um comentário